quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Firmware?

Ajude a manter o blog clicando em um anúncio, não levará mais que 5 segundos e você estará me ajudando a continuar a postar, te ajudando também! ^^


O que você precisa saber sobre firmware:

Muitas vezes se fala da firmware do Hiphone e se diz que alguns defeitos ou problemas só podem ser resolvidos através da regravação da firmware. Mas afinal, como isso tudo funciona?
FONTE: hiphone.enterweb

O que é a firmware?
A firmware é muito parecida com o Sistema Operacional do seu computador. É um programa (software) que permite utilizar os recursos físicos (hardware) de um aparelho (esta não é a definição ideal mas assim é mais fácil entender).
A firmware vem pré-gravada no espaço interno do Hiphone.
As firmwares dos hiphones são iguais em todos os modelos?
Não. Da mesma forma que existem diferentes tipos (Windows XP, Vista, Windows 7, OS-X, Debian, Redhat,…) e versões (Windows XP SP1, SP2, SP3, Home, Premium,…) de sistemas operacionais existem diferentes tipos de firmware.

Por que existem tantas versões de firmware diferentes?
Diferentes modelos de Hiphones são parecidos por fora, mas suas peças internas variam, porque são fabricados por dezenas de empresas chinesas diferentes. Da mesma forma, existem diversos responsáveis em criar as firmwares.

Para que serve regravar a firmware?
Se seu aparelho está com firmware corrompida por algum problema, como uso incorreto do modo engenheiro, ao regravar a firmware seu aparelho voltaria a funcionar. Para isso você precisaria de um outro aparelho igual ao seu do qual a firmware sem defeito seria copiada.

Tem que ser a mesma firmware da original do aparelho?
Sim! Se você tentasse instalar o Windows num computador Macintosh ele iria funcionar Não! Para regravar uma firmware, deve ser a específica do seu modelo.

É necessário equipamento específico para regravar a firmware?
Sim! São cabos e programas de computador específicos, mas a maior dificuldade é o conhecimento técnico para realizar o procedimento. Uma firmware gravada incorretamente inutilizará o aparelho.

É possível copiar a firmware do aparelho, alterá-la e regravá-la?
É possível, lembrando que todas as etapas requerem conhecimento técnico para tal.

Com que parece a firmware?
As firmwares dos Hiphones são baseadas no CentOS, quem entende de programação irá perceber que é bem parecido com um programa de computador comum.
Quem desenvolve a firmware possui o código-fonte do sistema, e o que pode ser extraído do aparelho é o código já compilado. Através de engenharia reversa é possível alterar a firmware mesmo sem possuir o código fonte.

Tem alguma firmware disponível para eu olhar?
Tenho sim, aqui está uma que achei num fórum chinês especializado:

Gostou da postagem? então deixe um comentário...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Powered by Blogger